Reprodução
A reproduçao de bettas sao as mais indicadas para aquaristas iniciantes.
Entao é assim, depois de se comprar um casal de bettas, deve-se por o macho no aquari de reproduçao para se ambiantar, e a femea noutro aquario ou num copo (para a reproduçao se efectuar a femea deve aprezentar riscas verticais no corpo , deve estar gorda, e conter um ponto branco na parte anal).
Deverao dicar assim durante uma semana.
Depois deste tempo passar, corte uma garrafa pet ao meio e faça uns furinhos, ponha a femea dentro da garrafa e a garrafa dentro do aquario, assim o macho pode ve-la e ficar exitado. O macho deverá fazer o ninho de bolhas nos dias seguintes (desligue qualque coisa que faça movimentar a agua).
Depois do ninho de bolhas feito solte a femea no aquario, com cuidado para nao machucar o ninho. O macho andará atrás dela tentando levala para debaixo do ninho, e lhe dará algumas pancadinhas, mas isso é normal.
Quando estiverem os 2 debaixo do ninho, comessaram a acasalar, darao varios abraços nupciais...
onde o macho apertará a femea e fará com que a femea solte os ovos (é normal que a femea fique um certo tempo parada , como se estivesse morta, mas nao está, é normal), fecundando-os assim que estes saem da femea. Asseguir aos abraços, o macho apanhará os ovos com a boca e os levará para o ninho e ficará a tomar conta deles. É importante retirar a femea asseguir a este processo. Os alevinos nascerao nas 48 horas seguintes. Quando os alevinos nascerem, alimentan-se do saco vitelino com a ajuda do pai. Quando os alevinos tomarem uma postura vertical e de livre natação, que deve ser no terceiro dia, retiramos imediatamente o macho.
Deve-se alimentar os alevinos com náuplios de artemias , 3 vezes ao dia , pôr toda a parte do aquário em quantidades pequenas, os alevinos de bettas são muito vagarosos. Após dois meses, estão prontos para alimentar-se de ração, antes disso devemos sempre alimenta-los com náuplios de artemias.